Point of View: Quem foi o Jedi mais PODEROSO de todos os tempos?

Mais um artigo da série “POINT OF VIEW”! 2019, ano de final da primeira trilogia da ERA DISNEY! Explano aqui simplesmente uma opinião, um “ponto de vista” acerca dos mais diversos assuntos, discussões e tudo o mais relacionado a nossa amada saga. No primeiro artigo do ano, veremos qual foi o Jedi mais talentoso da história, pelo menos durante os filmes, sem entrar no Legends ou no que seria ou não parte do Cânone atualmente.

Supostamente seria Anakin Skywalker o melhor e mais poderoso combatente, tanto no uso da Força quanto nas artes de sabres de luz Jedi. No entanto, podemos ressaltar que ser o melhor duelista não garante uma vitória efetiva sempre. Em se tratando de duelos de sabres de luz nem sempre é a habilidade quem determina o vencedor.

Anakin Skywalker, afirmando categoricamente, ser “o mais poderoso Jedi” daquele tempo, na HQ oficial de A Vingança dos Sith.

Na classificação que veremos logo abaixo, poderíamos até determinar facilmente um vencedor, muito embora os duelos mostrados nos filmes de Star Wars raramente ocorrem em pé de igualdade ou em terreno plano. Segundo Matt Martin,  membro do Lucasfilm Story Group, que é a entidade oficial responsável por todas as coisas relacionadas ao “cânone” da saga:

Se trata de estilos de luta individuais, bem como as circunstâncias do entorno que fazem a diferença. As lutas são movidas pela história.

Basicamente, o que Martin quis dizer é que um vencedor de um combate em uma história é determinado pelo o que é necessário na história. Apesar de que existe uma maneira de elucidar essa questão se usarmos um antigo sistema de “camadas de luz” que George Lucas criou quando escreveu os filmes da trilogia prólogo (EP I a III).

E como o sistema funciona?

Quando o coordenador de dublês da LucasFilm – e mestre espadachim – Nick Gillard, decide criar as coreografias de um duelo de sabres de luz, seria imperativo saber o quanto os combatentes são competentes. Em pé de igualdade, tal classificação poderia facilmente determinar o vencedor. Contudo a máxima de que “os duelos de Star Wars, no entanto, raramente ocorrem em pé de igualdade ou em terreno plano, ” sempre seria levado em conta.

“A luta evoluiu consideravelmente nestes últimos três filmes, George Lucas trabalha em um sistema de níveis…” diz Gillard.

Vamos aos mais fortes combatentes da Era das Guerras Clônicas:

I. Anakin Skywalker

Anakin foi “imbatível” de acordo com o sistema de níveis de luz que George Lucas criou. Nick Gillard afirmou:

O estilo de Anakin mudou completamente entre o Episódio II e o Episódio III. Ele agora não se importa mais. Ele sabe que é imbatível. Ele é muito mais perigoso do que qualquer um no universo.

II. Conde Dookan

Muitos afirmam de diversas fontes que o Conde Dookan era o melhor Jedi com um sabre de luz. A vertente “Legends” nos mostrou histórias que diziam que o velho conde foi um dos melhores duelistas da Ordem Jedi em toda a sua história de 25.000 anos. No filme Episódio II: Ataque dos Clones, Dookan diz que se tornou mais poderoso por causa do lado negro. Já no Episódio III: A Vingança dos Sith, Anakin mata Dookan. O segundo aprendiz de Darth Sidious tem capacidade de ser tão poderoso quanto Yoda, mas no sistema hierárquico de Lucas, o mestre de Quin-Gon Jinn está abaixo de Sidious, Yoda, Windu e, claro, Anakin Skywalker.

III. Mace Windu

Algumas pessoas dizem que Mace Windu é o melhor, mas ele está abaixo de Sidious, Yoda e Anakin na lista de níveis também. Talvez essas pessoas apontem o fato de que Windu derrotou Sidious em A Vingança dos Sith! Embora muitos achem (eu, incluso) que o Lorde Sith poderia estar fingindo uma derrota até a prevista chegada de um confuso Anakin na sala. Outros apontam o fato de que George Lucas disse em entrevistas que Windu derrotou Sidious. Sim, Lucas disse isso, mas é uma citação retirada do contexto. A citação inteira é:

Ok, bem, essa sequência sempre começava com Mace subjulgando Palpatine, e depois Palpatine usando seus poderes para tentar destruir Mace, e depois o jedi desviando seus raios com seu sabre de luz. E era sempre Anakin quem cortava o sabre de luz de sua mão. Mas essa parte em que ele – Sidious – finge perder seu poder e ficar fraco foi algo que acrescentei mais tarde, isto porque mudou o ponto de virada de Anakin para esse momento aqui, e você pode ver agora, que é muito claro que ele quer que Palpatine seja julgado para que ele – Anakin – possa conseguir informações sobre como obter esses poderes.

Star Wars Episódio III: A Vingança dos Sith – faixa de comentário em áudio do diretor George Lucas e sua equipe no DVD/Blu-Ray.

Um outro ponto, dessa vez encontrado em um romance do selo Legends, intitulado “Shatterpoint. Windu” – inédito no Brasil, diz que Mace Windu não é tão forte quanto Anakin tão pouco Yoda. Mas isso talvez não significa que não seja tão bom com um sabre de luz. Normalmente, para os usuários do campo de energia místico, um aumento na Força influencia fortemente sua habilidade em um duelo de sabres. Vide, Rey x Kylo Ren no Episódio VII.

IV. Yoda

Yoda é o melhor!

Mestre Yoda é geralmente usado como um indicador e o velho mestre jedi está no topo do sistema de níveis de Lucas junto a Darth Sidious e Anakin. Embora Anakin, não Yoda, é quem está no topo da lista porque simplesmente ele é “imbatível”, o “Escolhido”, aquele quem tem a maior contagem midhicloriana entre toda a ordem jedi.

V. Obi-Wan Kenobi

Se Anakin é mais poderoso, então porque perdeu para Obi-Wan?

Para as pessoas que dizem que Obi-Wan Kenobi é o melhor, elas obviamente poderiam estar corretas se considerarmos apenas a habilidade. Sim, ele derrotou Vader em Mustafar, mas Kenobi precisava derrotar Vader porque Vader precisava passar de ser humano para um ciborgue, voltando para a citação mais acima de Matt Martin. Além disso, existem razões dadas para que ele fosse vitorioso naquela luta, que nada tem a ver com habilidade, e sim, controle das emoções. Nick Gillard nos diz:

Um era o mestre, o outro era o aluno. Um substituiu o outro tecnicamente. Obi sabe que Anakin é melhor que ele, mas porque ele o ensinou, ele sabe emocionalmente como ele vai se comportar.

Kenobi foi oficialmente colocado abaixo de Anakin, Sidious e Yoda no sistema hierárquico de Lucas.

Voltando a Anakin Skywalker, George Lucas fez declarações em várias entrevistas que deu para o lançamento do Episódio III: A Vingança dos Sith que nos deixou cientes de que Skywalker era o mais forte usuário da Força, mesmo que fosse apenas por um breve período de tempo. Novamente, ser o Jedi mais poderoso não significa necessariamente ser o melhor duelista. Entretanto se levarmos em conta que o mais poderoso na Força será sempre o vencedor, se todas as circunstâncias forem iguais.

“Você tem que ser Mace ou Yoda para competir com o Imperador”, disse George Lucas. “Se Anakin não tivesse sofrido a avaria, ele poderia ter derrotado o Imperador.”

George Lucas, o então “pai” da saga, afirmou na revista Rolling Stones em junho de 2005:

… o que o Imperador estava procurando em primeiro lugar, era alguém que seria mais poderoso do que ele para ajudá-lo a governar o universo. Mas Obi-Wan estragou tudo mutilando seus braços e pernas e queimando-o. Daí em diante, ele não era tão forte quanto o Imperador…

Fontes:

  • Revista Rolling Stone de Junho de 2005.
  • Comentários em áudio do DVD de A Vingança dos Sith
  • Revista Sci Fi News edição 87 – Maio de 2005.