Roteirista fala sobre participação especial surpresa em Han Solo
[Atenção! Spoilers de Han Solo abaixo, continue por sua conta e risco!]
Se você já viu Han Solo: Uma História Star Wars, já sabe que o filme conta com a participação inesperada de Maul, antigo vilão de Star Wars: Episódio I A Ameaça Fantasma e que também apareceu nos desenhos The Clone Wars e Rebels.
Em entrevista ao GameSpot, Lawrence Kasdan, um dos roteiristas do filme, contou de onde veio a ideia de colocar Darth Maul acima de Dryden Vos na trama.
Nós sabíamos que Dryden não era o cabeça de tudo no fim das contas, e queríamos que fosse alguém realmente poderoso. Mas Jon foi quem falou “Tem que ser o Darth Maul”.
O tal Jon é Jonathan Kasdan, filho de Lawrence, e ele afirma que “fez a lição de casa” e sabia que poderia usar o personagem pois essa parte de sua vida não estava clara nas animações Rebels e The Clone Wars, o personagem sobreviveu à sua luta contra Qui-Gon e Obi-Wan e entrou para o mundo do crime.
Jon Kasdan comentou a respeito e de onde surgiu a ideia de ter o personagem, em entrevista ao site Uproxx. Para o escritor, a participação de Maul foi um desejo pessoal e algo calculado:
Eu gosto muito dele desde muito tempo. Eu meio que plantei algumas sementes e queria construir a narrativa assim. Queria fazer referência a algumas artes marciais que poderiam levar a esta conclusão. A presença de alguém tão terrível neste mundo criminoso seria alguém tão terrível para controlar Dryden. Ele era parte do DNA de tudo isso.
Dryden, claro, é Dryden Vos, interpretado por Paul Bethany e também um dos vilões do filme. Sobre a arte marcial mencionada por Kasdan, há um momento em que Qi’Ra, personagem de Emilia Clarke, utiliza Teräs Käsi, estilo de luta lendário no Universo de Star Wars, no qual Maul também é treinado. Como vimos no longa, Qi’Ra é serva de Maul, então é natural que ela tenha aprendido com ele.
A participação de Maul também abre potencial para sequência de Han Solo ou, no mínimo, uma sequência para os fatos apresentados na aventura, mesmo que em um eventual filme do próprio vilão, como alguns rumores já sugeriram.
E, se você ficou perdido com a participação de Maul, basta assistir a série animada The Clone Wars, de 2008, onde todo seu retorno dos mortos e ascensão ao mundo do crime é explicado.