Star Wars Wiki – Dash Rendar
Fala galera, segunda-feira, dia de artigo da Star Wars Wiki em Português. Hoje, falaremos sobre um personagem de um game antigo, o Shadows Of The Empire, estou falando do Caçador de Recompensas: Dash Rendar.
“Graças a ele, a Aliança Rebelde não tem mais nada a temer do Sol Negro.” (Princesa Léia)
Dash Rendar foi um contrabandista Corelliano, e amigo de Han Solo, Lando Calrissian e do resto da Aliança Rebelde.
Ex-Imperial, Rendar se juntou à Aliança Rebelde pouco antes da Batalha de Hoth. Rendar acompanhou os Rebeldes em muitas aventuras, combatendo IG-88D em Ord Mantell e participando da Batalha de Gall e da Batalha de Falleen’s Fist. Ele também participou da Batalha de Saijo e da Guerra Yuuzhan Vong.
Biografia
Juventude
Dash Rendar nasceu em Corellia, onde vivia com seus pais e seu irmão mais velho, Stanton Rendar. Dash teve uma infância privilegiada; seus pais eram os donos da RenTrans, uma empresa de transporte interestelar muito bem-sucedida, o que os dava uma grande fortuna e uma elevada posição social. Por conseqüência disso, Dash e Stanton possuíram uma infância tranqüila e uma educação de alto nível. Dash e seu irmão eram muito amigos, mas o passar dos anos os levou a caminhos diferentes. Stanton preferiu se tornar um piloto de carga da RenTrans, mas Dash tinha outras idéias. Desde a adolescência, Rendar queria ser independente e levar uma vida de emoções e aventuras. Eventualmente, Dash se juntou à Academia Imperial de Carida, onde se tornou um aluno exemplar. Rendar era muito eficiente, carismático e popular, tanto entre os alunos e os professores.
Entretanto, a carreira de Dash como Imperial foi interrompida pela estranha morte de seu irmão. Durante um vôo normal, o cargueiro de Stanton sofreu um problema nos controles, e a nave caiu em um espaçoporto em Corellia. O cargueiro explodiu ao bater em um museu Imperial, matando Stanton e toda a tripulação da nave, além de destruir o museu e todos os seus artefatos.
Contrabandista
Com o passar dos anos, Dash constituiu uma grande reputação e se tornou um nome conhecido no submundo. Ele também construiu grandes amizades com outros contrabandistas e mercenários. Rendar conheceu e se tornou amigo do malandro Lando Calrissian durante uma partida de sabacc no planeta Kaal. Conheceu o também Corelliano Han Solo durante uma corrida em Porto Haven, um lugar secreto em um planeta aquático onde os contrabandistas se encontravam. Rendar e Solo desenvolveram uma grande parceria, e também uma competitiva rivalidade sobre qual deles possuía a nave mais rápida. Dash também se associou à Katya M’buele, para quem ele ocasionalmente trabalhava. Ele se tornou extremamente bem-sucedido, chegando ao ponto de comprar outra nave, que ele batizou de Outrunner.
Em 0 ABY, Dash foi à Mos Eisley, comprar armamentos no Empório de Armas de Masse Goskey. Enquanto estava no espaçoporto, ele ouviu rumores de que seu irmão ainda estava vivo. No mesmo momento em que Obi-Wan Kenobi e Luke Skywalker chegavam em Mos Eisley, a Outrider velozmente deixava o planeta.
Aliança Rebelde
Ao chegar em Hoth, Dash se encontrou novamente com seu amigo Han Solo, que o contou sobre o iminente ataque Imperial. Após receber seu pagamento, Rendar resolveu ajudar o Rogue Squadron na batalha. Como Rogue 12, Dash pilotou um snowspeeder contra os Imperiais. Rendar se destacou na Batalha de Hoth, quando derrubou sozinho um AT-AT e outros andadores. Após a destruição do gerador de escudos Rebelde, Dash retornou à Base Echo para escapar na Outrider, e chegou a tempo de ver a Millennium Falcon decolando. Após reativar o gerador de força da base, Dash decolou em sua nave e foi o último Rebelde a escapar do planeta. Como Han Solo, Rendar também entrou no cinturão de asteróides de Hoth com sua nave para despistar os Imperiais. Após uma breve batalha, Dash conseguiu entrar na velocidade da luz e escapar.
Dois meses depois da Batalha de Hoth, Rendar foi novamente contratado pela Aliança Rebelde, dessa vez para descobrir o paradeiro de Han Solo, que havia sido congelado em carbonita e capturado pelo caçador de recompensas Boba Fett. Suas investigações o levaram até um ferro-velho no planeta Ord Mantell, onde Dash perseguiu o caçador de recompensas IG-88D. Dash se encontrou com o caça-recompensas, que lhe informou a localização de Fett. Após destruir IG-88, Rendar viajou até Gall, onde Boba Fett estava reparando alguns danos em sua nave, a Slave I. Após informar aos Rebeldes a localização de Fett, Dash combateu o caçador de recompensas. Com a chegada dos Rebeldes no planeta, entretanto, Rendar resolveu abandoná-los durante a luta, alegando que ele havia sido contratado para levá-los até Fett, não para combatê-lo. Sem a ajuda de Dash, os Rebeldes não foram capazes de resgatar Han Solo, graças à chegada de um esquadrão de caças TIE, que possibilitaram a fuga de Boba Fett.
Driblando a morte
Dash pareceu ter sido morto com a explosão da Outrider, mas foi tudo um truque bem realizado. No último instante, Rendar entrou na velocidade da luz e ele e Leebo conseguiram escapar. Dash preferiu não informar aos Rebeldes que ele estava vivo, alegando que alguém iria assumir o lugar de Xizor no Sol Negro e iria persegui-lo, mas se todos pensassem que ele estava morto ninguém o procuraria. Rendar também achava que seu tempo como herói Rebelde estava na hora de acabar, e dizia que era bom ser lembrado como mártir e continuar vivo.
Dash só reapareceria meses depois, quando a Aliança Rebelde tentava prevenir que Guri (uma dróide réplica de Humanos ex-propriedade do Príncipe Xizor) fosse usada por Savan, a sobrinha do falecido Príncipe, em uma tentativa de reviver o Sol Negro. Rendar se encontrou com Guri em uma cantina na Lua de Hurd, e os dois começaram uma parceria. Pouco tempo depois, Dash e Guri ajudaram Kyle Katarn a se infiltrar em Saijo, o mundo-fortaleza Tof.
Quer saber os bastidores, aparições, fontes e mais? Então leia o artigo completo.
O Dash Rendar foi um personagem que interagiu com os eventos do filmes mas sem aparecer nos mesmos e vocês podem nos ajudar expandido os artigos sobre ela e contribuindo com a Star Wars Wiki em Português. Quanto mais gente ajudar, menor será o trabalho de tradução e contribuição na Wiki
Continuem enviando sugestões de personagens, naves, lugares, HQs, raças ou o que for de Star Wars que trarei para vocês. Até segunda-feira que vem.