Star Wars Wiki – Truque Mental

Fala galera, mais uma segunda-feira e é dia de artigo da Star Wars Wiki em Português. Hoje, falaremos sobre algo que cativa muitos fãs de Star Wars: os Truques Mentais usados pelo usuários da força.

A Força pode ter firme influência sobre mentes fracas.” (Obi-Wan Kenobi para Luke Skywalker)

Truque mental, truque da mente ou controle da mente, refere-se a um espectro de poderes da Força que influenciaram os pensamentos de criaturas sencientes, mais comumente usados para coagir em acordo por sugestão através de manipulação de voz, ou para fazer alguém revelar uma informação. Isso permitia que os seus praticantes resolvessem questões de uma forma não-violenta. Também poderia ser usado para apelar a uma impressão sensorial para distração ou causar fogo entre os inimigos. Uma variação sinistra do poder era “Corrupção da Força”, uma habilidade que forçaria metas para o lado do usuário, enquanto lentamente drenava a sua vida.

O Mestre Jedi Quermiano Yarael Poof foi um dos usuários mais famosos dos truques mentais antes de sua morte em 27 ABY.

Persuasão da Força

Obi-Wan Kenobi usou o Truque Mental Jedi em sua última viagem a Mos Eisley em 0 ABY.

O conceito de persuasão da Força era a utilização da Força para exercer influência. Algumas espécies altamente organizadas com faculdades mentais eram conhecidas por ser inerentemente resistentes aos seus efeitos, exigindo mais habilidade, dentre elas Hutts, Toydarianos, Yinchorri, Kloodavianos, Dashade, Falleen, Geonosianos e, possivelmente, Snivvianos. Por exemplo, Revan poderia persuadir Motta, o Hutt, mas Luke Skywalker falhou em sua tentativa de convencer Jabba, o Hutt. Também durante a Guerra Civil Jedi, algumas fileiras de soldados foram treinados para resistir a esta técnica. Variações conhecidas incluíam afetar a mente e dominar a mente, com dominar a mente sendo uma versão mais avançada do anterior.

Ao instruir os alunos Jedi, Yarael Poof salientou que um usuário deve estar atento ao utilizar esta habilidade, que seu alvo era, no entanto, um ser vivo com vida própria, e que precaução extra devia ser exercida como seu comando poderia potencialmente arruinar a vida de seu alvo. Ele deu esta explicação no Holocron Asli Krimsan:

“Enquanto que este guarda pode provar ser um obstáculo em sua missão, ele é também um ser vivo. Ele pode não ser ameaçador por natureza, meramente um empregado ou servo. Ele pode ter uma família, outros que se preocupam com ele. Se o tivesse encontrado sob circunstâncias diferentes, você poderia ter descoberto que ele era um amigo e aliado. O que fazer, então? Fazer o guarda vê-lo como uma criatura pequena e não ameaçadora? Fazê-lo dormir, ou esquecer que te viu? Hipnoticamente sugerir que você saltou longe de onde você está, e incentivar o guarda a perseguir a aparição que você criou? Projetar uma imagem assustadora que irá levá-lo a fugir? Todas essas coisas poderiam funcionar muito bem, jovem Jedi, mas já considerou as consequências? E se o guarda gosta de atirar em criaturas pequenas e não ameaçadoras? E se sua espécie for fisicamente incapaz de dormir? E se ele se esquece que te viu, mas o fato de que ele, mesmo involuntariamente, lhe permitir passar vai custar-lhe o seu trabalho ou sua vida? Que trauma físico irá ele sofrer se ele perseguir sua aparição até uma parede de rocha sólida? E se você deixá-lo com tanto medo que ele morre no local, ou esquece a natureza da gravidade, enquanto ele tenta escapar ao longo da borda do penhasco mais próximo?”

Medo da Força

Medo da Força era um poder da Força do lado negro e possivelmente uma variante do lado negro do Truque Mental Jedi, utilizado em torno de 4.000 ABY por Sith e Jedi com tendências ao lado negro. O portador ataca diretamente as partes mais profundas da mente do alvo, causando uma agitação de medo incontrolável que causa estragos nas capacidades do alvo. Através da pura força de vontade, um usuário poderia levá-lo a perder completamente a sua coragem, e se deixado desprotegido, os efeitos podem ser graves, rapidamente desmoralizando o inimigo com um sentimento de desespero e arrependimento. Dependendo da vítima, teria causado-lhe quer se esconder defensivamente ou fugir de seu adversário completamente.

Projeção da Força

Projeção da Força era uma curiosa capacidade dos Jedi, e foi possivelmente uma variação de Ilusão da Força. Era uma técnica com a qual um usuário pode criar uma aparição da Força inanimada semelhante a si mesmo para distrair, confundir ou atrair inimigos. Talvez não seja estritamente um truque mental, a imagem projetada era plenamente capaz de interceptar fogo que chegasse, e era visível a todos ao seu redor, não apenas a um alvo selecionado.

Controle da mente

Também conhecido como domínio da mente ou controle mental, controle da mente era o equivalente do lado negro ao Truque Mental Jedi, embora o controle da mente fosse muito mais invasivo, sendo um poder Sith. Ele assumia o controle total da mente da(s) vítima(s) afetada(s) pelo poder. Níveis mais altos de domínio permitiam que mais pessoas fossem controladas, apesar de seus efeitos sobre os membros de certas espécies com uma imunidade inata a truques mentais (como Hutts ou Toydarianos) não estarem confirmados. Darth Maul utilizou este poder antes da Federação de Comércio atacar Theed. Palpatine poderia ter utilizado essa capacidade para controlar o Senado Galáctico durante os últimos dias da Velha República. O clone de Galen Marek, Starkiller, empregou este poder para fazer com que seus inimigos saltassem para a morte ao lutar por ele. Outros possíveis praticantes dessa habilidade incluíam Joruus C’baoth, Luke Skywalker, Luuke Skywalker (o clone de Luke, criado sob a direção do C’baoth), e Kreia (vulgo Darth Traya).

Ilusão da Força

Uma Jedi cria uma Ilusão da Força de um número maior de naves de guerra.

Ilusão da Força era um poder da Força muito poderoso, um subconjunto dos vários poderes de truques mentais. O utilizador projeta uma imagem na mente dos seres dentro do alcance, de qualquer coisa desde uma coluna de fogo a uma horda de monstros rabugentos e uma frota de naves de guerra, dependendo do alcance. O usuário poderia “ver” bem a ilusão, embora ela estivesse apenas parcialmente lá, semi-transparente como um holograma.

As principais diferenças entre uma ilusão da Força e um holograma é que ao contrário de um holograma, a ilusão pode ser controlada mentalmente e era limitada apenas pela imaginação do usuário. Ainda mais importante, uma ilusão da Força não afetava apenas a visão de uma criatura. Desde que era projetada diretamente no cérebro da criatura, ela aparecia em todos os sentidos da criatura, desde olfato, audição, até à ecolocalização. Mesmo vendo-a através de um sistema eletrônico, como um olho cibernético ou uma câmera era inútil se a criatura estivesse dentro do alcance da ilusão durante sua duração, a criatura “veria” com o sistema como se a ilusão realmente estivesse lá, embora qualquer reprodução após a ilusão acabaria em revelar nada.

“Não há como dizer que tipo de ilusões um Cavaleiro Jedi pode criar com a Força.” (Natasi Daala)

Quer conhecer mais truques mentais, onde foram utilizados, outras variações e mais? Então leia o artigo completo.


Os Truques Mentais estão muito presente no universo Star Wars, principalmente nos filmes e vocês podem nos ajudar expandido os artigos sobre eles e contribuindo com a Star Wars Wiki em Português. Quanto mais gente ajudar, menor será o trabalho de tradução e contribuição na Wiki

Continuem enviando sugestões de personagens, naves, lugares, HQs, raças ou o que for de Star Wars que trarei para vocês. Até segunda-feira que vem.