Suposto roteiro da versão de Colin Trevorrow para o Episódio 9 é vazado na internet

Apesar das promessas, Star Wars: A Ascensão Skywalker não conseguiu satisfazer a todos e vem recebendo duras críticas. Agora circula pela internet um suposto roteiro vazado do que seria o Episódio IX de Colin Trevorrow escrito junto a Derek Connolly, com um enredo totalmente diferente do que foi lançado por J.J. Abrams e co-escrito por Chris Terrio.

Nessa versão, o título do filme seria Star Wars: Duel of the Fates (duelo dos destinos, em tradução livre), em referência à icônica música de John Williams para A Ameaça Fantasma. Inicialmente divulgado por Robert Meyer Burnett, a veracidade do documento foi comprovada por veículos como Collider, The Playlist e The AV Club. Não houve pronunciamento da produtora Lucasfilm, responsável pela franquia Star Wars, e Trevorrow não veio a público desmentir a informação.

Este roteiro teve sua última versão finalizada em dezembro de 2016, uma semana antes do falecimento de Carrie Fisher. Nele, Rose Tico (personagem de Kelly Marie Tran apresentado em Os Últimos Jedi) teria um papel muito maior do que o visto em A Ascensão Skywalker, participando das missões principais da Resistência junto a Rey (Daisy Ridley), Finn (John Boyega) e Poe Dameron (Oscar Isaac). Personagens como Jannah (Naomi Ackie) e Zorii Bliss (Keri Russell) não existiriam. Locais conhecidos da mitologia da franquia seriam cruciais na história, como o Templo Jedi em Coruscant, a fortaleza de Darth Vader em Mustafar, o antigo estaleiro imperial em Kuat, agora nas mãos da Primeira Ordem, e o planeta lendário Mortis, lar de seres cósmicos representantes dos lados sombrio e claro da Força, onde ocorreria o duelo final entre Rey e Kylo Ren (Adam Driver).

Principal vilão em A Ascensão Skywalker, o imperador Palpatine (Ian McDiarmid) apareceria apenas em uma gravação holográfica encontrada por Kylo Ren em Mustafar, onde ele acaba ferido e passa a usar uma máscara de beskar em metade de seu rosto. O treinamento de Ren continuaria com uma entidade sombria chamada Tor Valum, enquanto Rey continua suas lições com o espírito de Luke Skywalker. A tensão entre ambos é presente o tempo todo, com Rey enfatizando a necessidade de um equilíbrio real na Força, sem que um lado venha a extinguir o outro; ela também se recusa a se identificar como Jedi e aceitou a revelação sobre sua família em Os Últimos Jedi, segundo a qual ela viria de uma família ordinária.

Os conflitos finais, momento mais aguardado, ocorreriam em dois locais distintos. A Resistência consegue angariar apoio por toda a galáxia com a influência de Leia e Lando Calrissian (Billy Dee Williams), e segue para a grande batalha com a Primeira Ordem em Coruscant. A ideia de naves civis participando já era presente nesta versão do filme, com cameos de diversos personagens da saga, e resulta na derrota definitiva da Primeira Ordem. Enquanto isso, em Mortis, Kylo Ren revela ter matado os pais de Rey em Jakku sob ordens de Snoke (Andy Serkis). No final, os espíritos de Luke, Obi-Wan Kenobi e Yoda aparecem para tentar salvar Ben Solo, mas não obtêm sucesso. Kylo acaba derrotado e não tem redenção. Rey segue seu caminho para ensinar uma nova geração de usuários da Força, entre os quais estaria o menino que protagoniza o epílogo de Os Últimos Jedi.

Star Wars: Episódio IX seria dirigido por Trevorrow e co-escrito por Derek Connolly. A dupla acabou demitida em setembro de 2017 por diferenças criativas com a Lucasfilm. O projeto foi assumido por J.J. Abrams e Chris Terrio pouco depois, com A Ascensão Skywalker sendo lançado em dezembro de 2019.

Fonte: Cinema com Rapadura