The Clone Wars: Episódio 1 (Resenha 2018)

Episódio: 1 – Emboscada (Ambush)

“Grandes líderes, inspiram grandeza nos outros”

Descrição do Episódio:

O Mestre Jedi Yoda está em uma missão secreta para forjar um tratado com o rei do estratégico sistema de Toydaria quando sua nave é emboscada por Conde Dookan. Yoda e três solados clone devem enfrentar a temida assassina de Conde Dookan, Asajj Ventress e seu massivo Exército Droide Separatista para provar que os Jedi são fortes o suficiente para proteger o rei e seu povo das forças da guerra.

Esse episódio é focado no mestre Yoda, o que pode ser considerado uma abertura com “chave de ouro” para série. Apesar de estarmos habituados com a presença do velho mestre em combate (já visto nas prequels), esse episódio apresenta o lado militar e estratégico do astucioso Jedi. Logo no início de “Ambush”, Yoda é questionado sobre abandonar a nave em capsulas, uma vez que, os separatistas atirariam para destruir. A resposta é simples e rápida: “Então todas as capsulas de uma vez, deve liberar…”. Essa e outras situações vão ocorrendo no decorrer da história, e sempre que os clones estão perdendo a esperança, o velho mestre  mostra uma forma de solucionar o problema.

Ventress, que está na linha de frente do exército separatista, tenta convencer o rei a juntar-se ao seu lado na guerra. Mas ao contrário do que estava em seus planos, sua majestade tinha plena confiança nos Jedi e não seria convencido tão fácil. Eis que conde Dookan desafia (pelo holograma) Yoda e seus clones contra os droides. Quem vencesse, se tornaria o novo aliado do sistema de Toydara.

Episódio muito bem dirigido e com gráficos excelentes mesmo para os dias de hoje. A imersão nesse universo criado anteriormente no cinema, fora 100% positiva. Além de dar continuidade ao que já foi visto nos dois primeiros capítulos da saga (Ameaça fantasma e Ataque dos Clones). Lembrando que ao final do episódio, Yoda acaba parafraseando o segundo filme com os dizeres “Muito bom no lado sombrio você é, mas muito que aprender você ainda tem”.

O grande aprendizado de “Ambush” é que uma liderança forte, cria uma equipe forte. Ser o exemplo, e ganhar a admiração dos seus aliados.