Yoda queria treinar Leia em vez de Luke
O treinamento de Luke com Yoda é uma das partes mais legais de O Império Contra-Ataca. Porém, se dependesse do Mestre, nada disso teria acontecido, já que foi revelado que ele gostaria de treinar Leia em vez do garoto.
A revelação veio no livro From a Certain Point of View, que reconta trechos de Uma Nova Esperança sob a perspectiva de outros personagens. No conto “There is Another”, o fantasma de Obi-Wan vai até Dagobah e diz para Yoda treinar um “jovem Skywalker”. O Mestre aceita de primeira, até o momento que o velho Ben diz que Luke será o aprendiz.
Nesse momento, Yoda fica relutante, dizendo que o jovem tem a mesma raiva reprimida de Anakin e que isso pode não ser boa ideia — e que Leia tem as características de uma grande Jedi. Obi-Wan, porém, insiste e acaba convencendo o Mestre. Isso explica a atitude meio maluca de Yoda quando o jovem Skywalker chega em Dagobah — ponto de discussão entre os fãs há décadas.
A relação de Leia com a Força nunca foi bem explorada nos filmes posteriores, então só nos resta imaginar como seria ver a Princesa/General desenvolvendo e usando habilidades Jedi.
O livro From a Certain Point of View não tem previsão para ser publicado no Brasil.
Fonte: Jovem Nerd