Charles Lippincott, mente por trás do marketing de Star Wars na década de 1970, morre aos 80 anos

O publicitário Charles Lippincott faleceu no último dia 19 vítima de um ataque cardíaco (via THR). Ele foi o responsável pelas campanhas que tornaram o primeiro Star Wars no fenômeno de marketing e sucesso entre os fãs em 1977.

George Lucas, criador da franquia, lamentou a morte do colega:

Charley foi um dos pilares dos filmes e do fenômeno de ‘Star Wars’. Ele inaugurou de verdade o conceito de licenciar filmes em um momento em que a única outra companhia fazendo isso era a Disney. Foi Charley que disse inicialmente que ‘podemos fazer isso funcionar’ e foi a primeira pessoa a desenvolver o licenciamento de ‘Star Wars’ e lidar diretamente com os fãs. Ele tinha insights em marketing e relações públicas sem igual.

Lippincott também idealizou as campanhas para outros filmes de sucesso, como Westworld (1973), Alien – O Oitavo Passageiro (1979) e Flash Gordon (1980). Mas foi com Star Wars que ele revolucionou a forma com que filmes são divulgados, firmando parcerias com a Marvel para criar uma série de quadrinhos antes do lançamento filme para torná-lo conhecido e levando Star Wars à San Diego Comic-Con em 1976, que à época era uma convenção voltada para um nicho reduzido. Ele ainda pressionou a Fox a licenciar todos os personagens do filme, ajudando a tornar a franquia o sucesso financeiro que foi.

Ele deixa sua esposa, Bumpy Lippincott.

Fonte: Cinema com Rapadura