Point of View: Como a tal “Ameaça Fantasma” do título do Episódio I pode impactar no IX

Em mais um artigo da série Point Of View, onde trago uma mera opinião de fã acerca dos mais diversos assuntos relacionados a nossa amada saga, trarei “pistas” sobre o mistério dos sith, os sombrios devotos da força que eram antigos inimigos do Jedi, cuja extinção se deu no sexto episódio da epopeia dos Skywalker.


Qui-Gon voltou o olhar novamente para Mace Windu e Yoda, os dois que precisava convencer, os mais respeitados e poderosos entre aqueles sentados em julgamento.

– Minha conclusão é: o que me atacou em Tatooine é um Lord Sith.

Um silêncio palpável se seguiu. Então se ouviu um agitar de robes, corpos e pernas mudando de posição. Olhares foram trocados, assim como murmúrios de incredulidade.

– Um Lord Sith? – repetiu Mace Windu com um resmungo, inclinando-se para a frente.

– Impossível! – irritou-se Ki-Adi-Mundi, não se preocupando em esconder o desanimo pela sugestão – Os Sith desapareceram há mil anos!

Yoda se moveu levemente na cadeira – Ameaçada a República estará, se os Sith estiverem envolvidos – Observou com voz profunda e rouca.

Os outros começaram novamente a murmurar entre si. Qui-Gon nada disse. Eles acreditavam na extinção dos Sith, consumidos pela sua própria sede de poder. O mestre jedi podia sentir seu padawan, Obi-Wan Kenobi, desconfortável ao seu lado.

Mace Windu inclinou-se para trás pesadamente, com sua testa forte e enrugada – Isso é difícil de aceitar, Qui-Gon. Não entendo como os Sith teriam retornado sem nosso conhecimento.

Difícil de ver, o lado negro é – disse Yoda com um pequeno resfolegar – Descobrir quem é esse assassino nós precisamos.

– Talvez ele se revele novamente – Ki-Adi-Mundi sugeriu com um aceno para Qui- Gon.

Trecho retirado do livro do episódio I publicado no Brasil em 1999 pela editora 67.


De fato, não será a derrocada final da Ordem Sombria, os maiores inimigos dos Jedi podem voltar com tudo no episódio a ser lançado em dezembro. Onde foi dito ser certo o ressurgimento do maior sith de todos: Sheev Palpatine, ou melhor, Darth Sidious.

Simplesmente o sith que manipulou toda a saga até aqui – e aparentemente ainda o faz…

Quem era a Ameaça Fantasma?

O então senador do sistema Naboo, Palpatine, era na verdade um “PUPPET MASTER”, ou seja, um manipulador. Quando Chanceler, “ele era inteligente o bastante para acompanhar as paixões e preconceitos dos senadores,” como diz Obi-Wan no EP II. Junte isso a sua habilidade com o lado negro da força e os jedi tinham um poderoso inimigo imperceptível, bem debaixo do nariz deles. Então a “Ameaça Fantasma” que dá título ao Episódio I seria claramente uma alusão a esse inimigo oculto nas trevas?

Na romantização de A Ameaça Fantasma (a romantização consiste em transpor uma narrativa para a forma de romance, baseada no roteiro original do filme, na prática, é o livro do filme) temos um maior embasamento de como e porquê, os sith não tiveram um confronto direto com os Jedi.

A noite cobria o céu de Coruscant, tempos atrás a cidade havia consumido o planeta com seu tamanho e, agora, havia apenas uma cidade – o centro da galáxia, o coração do poder da República. Um poder que alguns queriam acabar de uma vez por todas. Um poder que alguns desprezavam.

Darth Sidious estava de pé no alto de uma sacada com vista para a cidade, seu manto negro fazendo-o parecer uma criatura da noite. Seus pensamentos estavam na história dos Sith e sua Ordem. Eles eram um culto milenar do lado negro da Força, acatando totalmente o conceito de que poder negado é poder desperdiçado. Um Jedi banido fundou Os Sith. Um que entendeu a natureza real da Força não estava na luz, mas nas trevas.

No final, os Sith se destruíram. Primeiro seu líder, depois cada membro. Os poucos que sobraram foram eliminados pelos Jedi. Todos menos um.

Darth Maul mudou de posição impaciente. O Sith mais jovem não havia aprendido a paciência de seu mestre. Essa foi a virtude que salvou os Sith no final. Era a paciência que lhes daria a vitória final sobre os Jedi. Mas somente deveria haver dois de cada vez. Não poderia haver lutas pelo poder dentro do culto. Aquele que reinventou a Ordem se autodenominava Darth Bane. Mil anos haviam se passado desde que os Sith foram dados como extintos. Mas o tempo de espera finalmente havia acabado.

Os olhos amarelos brilhavam em excitação em meio ao estranho mosaico na face de Darth Maul enquanto aguarda impaciente por uma resposta.

Darth Sidious estava satisfeito – Ataque os Jedi primeiro – disse suavemente.

Trecho retirado do livro do episódio I publicado no Brasil em 1999 pela editora 67.

O retorno dos Sith!

Não é de surpreender, graças ao seu ardiloso “modus operandi”, que os Sith regressem em Star Wars Episódio IX: A Ascensão Skywalker, na figura de Palpatine trazido seja lá como for (muito já foi falado sobre isso, então nada acrescentarei aqui), haja visto que Kylo Ren e Snoke não são Sith.

Desde que Darth Bane “reformou” a Ordem, os Lordes Sombrios preferem agir no oculto. Mesmo quando Darth Maul foi derrotado – ao menos antes das Guerras Clônicas – Darth Sidious manteve sua discrição, agindo nas trevas a espera do universo conspirar ao seu favor.


Naquela noite Darth Sidious ficou sozinho em pé num balcão de onde se avistava a cidade, uma figura sombria entre a multidão de luzes que cintilavam , seu sembante escuro e enraivecido enquanto meditava sobre a perda de seu aprendiz. Foi o azar e o destino que levaram à sua morte, uma combinação que nem mesmo o lado negro da Força podia sempre vencer.

Não a curto prazo, afinal. Sua testa franziu, seria necessário um novo aprendiz. Alguém que não seria fácil encontrar. Um sorriso brincou em seus lábios finos. O dia da vingança chegaria em breve.

Trecho retirado do livro do episódio I publicado no Brasil em 1999 pela Editora 67.


A romantização de A Ameaça Fantasma, a única história da trilogia prequel publicada no Brasil, até agora…

Seria Palpatine a verdadeira “Ameaça Fantasma”, manipulando até mesmo Snoke e a primeira Ordem, 30 anos depois de sua “morte” na segunda Estrela da Morte, onde fora traído por seu aprendiz ciborgue?

Seriam Kylo Ren e Snoke meros fantoches de sua vontade?

Na verdade, do meu ponto de vista, essa derradeira trilogia está precisando mesmo de um vilão de peso para por ordem na casa.

Em breve, mais curiosidades em outros artigos sobre nosso odiado vilão Palpatine, um verdadeiro FDP DAS GALÁXIAS.

May the force be with you.

O que achou desse artigo, sério? Comente aí.