The Clone Wars: Episódio 3 (Resenha 2018)
Episódio 3: Escuridão da Malevolência ( Shadow of Malevolence)
“O caminho para a sabedoria é fácil para quem não é cego com ela.”
Descrição Oficial: Com a ajuda de sua Padawan Ahsoka Tano e do Mestre Jedi Plo Koon, Anakin utiliza os novos bombardeiros Y-Wing de longo alcance para liderar um ataque ousado na nave do General Grievous, a Malevolência e sua arma destrutiva. Enquanto General Grievous usa a Malevolência para aterrorizar bases médicas, os Jedi apressam-se em defender o espaço da República. Com a ajuda de sua Padawan, Anakin lidera uma missão ousada dentro do território inimigo.
A trama começa numa reunião em que Anakin organiza os preparativos para o ataque a Malevolência. E todos estão muito confiantes com a liderança do general Skywalker, afinal, o mesmo tem percorrido um caminho de sucesso. No entanto, mestre Plo Koon adverte que não é suficiente apenas um número de baixas reduzido e sim cumprir a missão sem perdas. A relação com Ahsoka evolui gradativamente e seu amadurecimento mostra-se cada vez mais imprescindível aos olhos de seu mestre. Há uma cena em que Anakin tenta colocá-la como artilheira junto a sua nave, não acreditando muito em dons como uma piloto. Ela obviamente percebe e o retruca por esse deslize.
General Grievous, covarde como sempre, planeja atacar uma base médica de clones, tentando alcançar um número significativo de baixas da república e assim ganhar vantagem na guerra. Uma ideia elaborada pelo próprio conde Dookan. O conselho Jedi ciente disso, envia Obi Wan para deter os separatistas. Mas 90% desse plano só daria certo com a chegada do esquadrão de Anakin para a emboscada. Durante o percurso, Skywalker pega um atalho usado por contrabandistas. Isso acaba gerando alguns inconvenientes e danificando a nave de um dos clones, principalmente pelo fato dessa mesma nave não suportar a batalha contra a Malevolência.
Episódio com direção impecável, e segue a linha de raciocínio que devemos repensar nossos atos. Anakin durante toda a missão queria ser implacável, retilíneo e inflexível. Até o momento que sua padawan desfere a frase “Estamos alcançando o objetivo mas ao custo de muitas baixas”, e nessa hora o general reformula tudo e decide atacar o canhão de íons, preservando o restante do esquadrão e ganhando tempo para a chegada de Obi Wan.
O aprendizado desse episódio certamente envolve o fato de estarmos preparados para ceder, e reformular nossas ideias. E nem sempre o nosso pensamento é o correto para determinadas situações.
Que a Força esteja com vocês!!