Review The Mandalorian: Episódio 15: Busca Implacável

Assim como episódio anterior, esse episódio começa já nas vias de fato. Mostrando o “sequestro” de Mayfeld (aquele atirador do império da primeira temporada) para uma missão especial ao lado de Cara Dune. O episódio já começa em um tom mais engraçado quando Mayfeld vê Boba Fett (com sua armadura restaurada, nova em folha) e se assusta, achando que era o Mando. Então, logo atrás surge Mando e Mayfeld novamente se treme inteiro, mas Mando mostra que veio em paz pois precisa de ajuda.

Mayfeld num primeiro momento recusa a oportunidade de sair da prisão, mas ao saber que Grogu havia sido sequestrado, resolve ajudar o grupo formado por Mando, Boba Fett, Cara Dune e Fennec. Para conseguir as coordenadas de Moff Giddeon eles precisam acessar um computador imperial e o mais próximo de onde estão é no planeta Morak, onde uma refinaria secreta de rhydonium opera sob jurisdição do Império. Basta chegar lá e acessar o computador com os códigos do Mayfeld que as coordenadas serão obtidas. Mas as coisas estavam fluindo muito bem, até Mayfeld alertar alguns pontos.

O local era controlado por agentes da ISB (agendes de inteligência e segurança imperial) e que para se ter acesso ao computador era necessário fazer um escaneamento do rosto e qualquer rosto que estivesse na base de dados do Império como procurado ou simpatizante da Nova República, teria o acesso negado e seria capturado. Boba Fett estava como morto para o Império, Cara e Fennec eram rostos procurados e Mando, bem, ele não pode tirar o capacete. Para não prejudicar a missão, Mando então resolve se juntar a Mayfeld para entrar na base da refinaria e tem uma ideia para entrar sem ser visto em sua armadura de beskar.

Mando e Mayfeld analisando a estratégia para entrar na refinaria imperial

O grupo aborda um transporte de rhydonium e Cara Dune simplesmente arrebenta os dois stormtroopers que estavam conduzindo o transporte. Mayfeld e Mando então usam as armaduras dos soldados imperiais e seguem em missão. Os próximos minutos de cena se resumem a Mayfeld tentando puxar assunto e Mando não querendo papo, até que eles passam por uma vila e vem seus moradores famintos e pobres às margens da via de passagem do veículo imperial. Então Mayfeld coloca seu ponto de vista sobre o Império e a Nova República, que na prática os dois são muito parecidos, invadindo os planetas para tomar o que é preciso. Mayfeld então alerta que se andar muito rápido o rhydonium pode ficar instável e pode acabar explodindo.

Deste ponto em diante do episódio a ação toma conta, piratas começam a explodir os transportes de carga e o próximo alvo são Mando e Mayfeld. Mando então sobe no teto do transporte e começa a disparar contra os piratas, que tentam implantar termo detonadores dentro da carga, para mandar o transporte pelos ares. Mando consegue eliminar a ameaça, mas então mais piratas surgem. Mando fica sem munição e parte para o combate corpo a corpo (com lutas muito bem coreografadas e executadas). É possível ver o sofrimento de Mando de não ter o beskar à seu favor, cada golpe que antes era absorvido pela armadura agora se transforma em dor e estilhaços de plástico voando pelos ares.

Mando contra os piratas

Mando então consegue novamente se livrar da ameaça, mas então, outro grupo de piratas começa a se aproximar e desta vez, todos portando termo detonadores prontos para serem lançados no transporte. Mando junta suas últimas forças para tentar mais uma investida e então tiros verdes de blasters começam a acertar o chão e vemos dois TIE Fighters colocando de vez um ponto final nessa batalha (vida longa ao Império). Mayfeld e Mando são recebidos com festa e muita comemoração, como se fossem heróis de guerra.

Ao entrar na refinaria Mayfeld localiza o computador dentro do refeitório e está indo em direção a ele para pegar as coordenadas de Moff Giddeon, mas de repente ele dá meia volta e diz para Mando que a missão acabou. Mando sem entender nada questiona e Mayfeld informa que dentro do refeitório está um ex-superior dele e que se for reconhecido a missão acaba. Mando então resolve pegar ele mesmo as informações. Ao entrar no refeitório, Mando se direciona ao computador e insere o bastão de dados no terminal. Então, um escaneamento de sua face é feito, mas o computador acusa um erro pois ele estava de capacete e começa uma contagem regressiva para finalizar o acesso. Então, Mando retira o capacete (como diria Zagallo: “aí sim fomos surpreendidos novamente”) e deixa o escâner ler seu rosto. Com as coordenadas em mãos, o ex-superior de Mayfeld o aborda.

Os minutos seguintes são uma mistura de tensão, piadas e a ansiedade para aguardar em que momento da conversa começará o tiroteio. Mayfeld chega para socorrer Mando e começa a conversar com seu ex-superior. A conversa vai fluindo até que Mayfeld começa a expor sua raiva pelo Império, por conta de uma missão em que mais de dez mil vidas foram sacrificadas. Ele segura até o último segundo seu ódio quando finalmente acerta um tiro de blaster no peito de seu ex-comandante. Todos no local ficam sem reação e Mayfeld começa a disparar contra todos. Em um gesto de solidariedade, ele dá o capacete para Mando colocar e diz que ele fez tudo e que ele nunca viu seu rosto.

A cenas de ação novamente foram sensacionais. Num estilo bang-bang e com direito a tiroteio no “saloon”, Mando e Mayfeld começam a fuga desesperadamente. Fennec e Cara Dune que estavam à distância, começam a dar cobertura para a fuga dos dois, disparando nos soldados que estavam em perseguição. Boba Fett chega na Slave 1 para resgatar os dois e Mayfeld então resolve se vingar e explode a refinaria com um tiro de longa distância, utilizando um dos rifles de Boba Fett. A Slave 1 começa a ser perseguida por dois TIE Fighter e então, em uma manobra muito bem executada, Boba Fett libera as “cargas sísmicas” (as mesmas utilizadas por Jango Fett na perseguição com Obi-Wan Kenobi, em o Ataque dos Clones).

Fennec e Cara Dune
Carga Sísmica da Slave 1

Com os TIEs destruídos e as coordenadas de Giddeon obtidas, Mayfeld é então liberado pelo grupo, que agradece pelos seus serviços prestados. Então, o episódio é finalizado com um recado de Mando para Giddeon, dizendo que ele está indo atrás de Grogu. Na expressão de Giddeon é possível ver que até mesmo ele ficou tenso com o recado de Mando.

Recado de Mando para Moff Giddeon

Esse episódio foi muito bem dirigido, preparando o terreno para o season finale, que temos certeza que será algo extraordinário. As cenas de ação foram muito bem feitas, os diálogos em alguns momentos foram bem profundos, principalmente sobre a diferença prática entre o Império e a Nova República e o episódio deixou bem definido que Mando estará bem servido de companhia para a sua jornada de encontrar Grogu. Achei muito interessante Mando tirar o capacete para obter as informações que o levariam até Giddeon, mostrando a importância de Grogu para ele e como provavelmente ele irá deixar de seguir a doutrina aos poucos. A única coisa que tenho certeza é que eu não gostaria de estar na pele de Moff Giddeon agora, não com dois mandalorianos na sua cola, prontos para fazer o resgate de Grogu. Lembrei de Liam Neeson na franquia Busca Implacável.